Notícias

23/04/2019ALGUNS RIOS ESTàO TàO POLUÍDOS POR DROGAS QUE ENGUIAS SENTEM EFEITOS DA COCAÍNA

Enguias criticamente ameaçadas agitadas com a ingestão de cocaína podem não conseguir concluir a jornada de quase seis mil quilômetros que fazem para acasalar e se reproduzir, alerta novo estudo.
 
E, embora sociedades há muito lutem por maneiras de combater o uso de drogas ilícitas, menos compreendidos são os efeitos secundários que estas drogas podem causar em outras espécies após entrarem no ambiente aquático pela água residual.
 
Assim, em nome da ciência, cientistas submergiram enguias europeias em cocaína durante 50 dias seguidos, visando monitorar os efeitos da experiência em peixes.
 
Enguias europeias têm padrôes de vida complexos, passando 15 a 20 anos em água doce ou salobra nos canais da Europa, para depois cruzarem o Oceano Atlântico para desova no Mar dos Sargaços, situado ao leste do Caribe e da costa leste americana.
 
Embora as enguias também sejam cultivadas como alimento, suas populaçôes selvagens são consideradas criticamente ameaçadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza, devido a barragens e outras mudanças nos cursos d’água que bloqueiem sua migração, a pesca excessiva e diversos tipos de poluição hídrica.
 
As enguias são vulneráveis a resquícios de cocaína, principalmente quando jovens, dizem os pesquisadores de estudo publicado na revista Science of the Total Environment.
 
 
“Os dados mostram uma grande presença de drogas ilícitas e seus metabólitos em águas de superfície em todo o mundo”, diz Anna Capaldo, bióloga pesquisadora da Universidade de Nápoles Federico II e principal autora do estudo.
 
Ela adiciona que a água próxima a cidades densamente habitadas é ainda pior, com pesquisas que mostram concentraçôes especialmente altas no Rio Tâmisa, ao lado das Casas do Parlamento em Londres, e no Rio Amo, na Itália, próximo a Pisa e sua famosa torre inclinada.
 
Ela também observa que os níveis mais altos de dopamina apresentados pelas enguias expostas à cocaína também poderiam impedir que elas alcancem a maturidade sexual. E que, em casos envolvendo drogas, pode ser preciso uma concentração muito mais alta para matar os organismos, mas mesmo concentraçôes menores ainda podem causar efeitos, principalmente no que diz respeito a coisas como interaçôes entre predador e presa.
 
 
Rosi estudou os efeitos de antidepressivos, incluindo Prozac e anfetaminas, em ecossistemas aquáticos, e determinou que eles mudam as comunidades bacterianas e de algas, podendo afetar o ritmo de crescimento e ciclos de vida dos insetos.
 
“Não conhecemos as possíveis consequências desta combinação de substâncias, mas elas certamente podem influenciar na sobrevivência e/ou condição de saúde das enguias”, observa, acrescentado que outras espécies além das enguias podem sofrer mudanças corporais similares quando expostas à cocaína.
 
Snow, que já estudou os efeitos das drogas e de outros poluentes na vida aquática, espera que pesquisas como a de Capaldo chamem a atenção suficiente e que as pessoas comecem a pensar mais sobre as consequências das coisas.
fonte:National Geographic

Indique esta página
Poderá também gostar de:
img
Formas de vida antigas despertaram após 40.000...
img
Mudanças climáticas ameaçam progresso no...
img
Para matar ratos, EUA querem jogar quase 1,5...
img
Cada vez mais cidades declaram estado de...
img
Submarino que pegou fogo no Ártico poderia ter...
img
Por que é erro científico usar dias frios para...
img
Vale é condenada pela 1ª vez por danos da...
img
JEFF BEZOS, FUNDADOR DA AMAZON E BLUE ORIGIN,...
img
Brasil e EUA lideram retrocessos ambientais,...
img
Sudeste Asiático se revolta contra os resíduos...
img
SUBSTITUIÇÃO DO DIESEL POR “GNL” PERMITIRIA ATÉ...
img
AS 20 MELHORES E AS 10 PIORES CIDADES NO NOVO...
img
ALGUNS RIOS ESTÃO TÃO POLUÍDOS POR DROGAS QUE...
img
90% DO PLÁSTICO NOS OCEANOS VEM DE APENAS 10 RIOS...
img
Monsanto vai a julgamento nos EUA por agrotóxico...
img
Arqueólogos descobrem a cidade de Siló, onde...
img
Brasil precisa reduzir drasticamente consumo de...
img
Em 20 anos, extremos climáticos custaram US$ 3,5...
img
Indianos estão deixando Nova Deli para fugir da...
img
Volkswagen diz que última geração de motores a...
img
Casais que moram juntos antes do casamento têm...
img
Quem mais gera lixo no mundo, e quem mais sofre...
img
Ambientalistas tentam evitar que Belo Monte cause...
img
Pesquisador quer construir muralha para impedir...
img
Três coisas que podemos fazer para evitar que a...
img
Ondas de calor serão mais intensas e já refletem...
img
Com as ondas de calor que Europa passa, temporais...
img
Brasil, o país mais letal para defensores da...
img
Grécia procura respostas para a...
img
Mundo deve ter onda de calor a cada dois anos;...
Page 1 of 693
Mais Notícias...