Mundo Gospel

07/01/2020Metodistas anunciam plano de dividir denominação, diante das questôes LGBT

Bandeira do orgulho gay junto com a bandeira dos EUA em frente à Igreja Metodista Unida de Asbury, nos EUA. (Foto: AP)
 
Um grupo de líderes da Igreja Metodista Unida, a segunda maior denominação protestante nos Estados Unidos, anunciou na última sexta-feira (3) um plano que formalmente divide a igreja, citando “diferenças fundamentais” em relação ao casamento homossexual após anos de divisão.
 
O plano envolve a divisão da denominação com 13 milhôes de membros em todo o mundo — pelo menos metade deles nos EUA — e a criação de uma nova denominação “metodista tradicionalista”, que continuaria proibindo o casamento gay, bem como a ordenação de gays e lésbicas no clero.
 
Segundo o jornal New York Times, é provável que a maioria das igrejas da denominação nos EUA permaneça na Igreja Metodista Unida existente, que se tornaria uma instituição mais liberal, enquanto se desvincula com as congregaçôes conservadoras em todo o mundo.
 
Uma separação na Igreja Metodista vinha se formando há anos, mas chegou a um impasse em fevereiro do ano passado, quando 53% dos líderes e membros da igreja votaram a favor da proibição do casamento gay, declarando que “a prática da homossexualidade é incompatível com o ensino da religião cristã”.
 
Nos meses seguintes, 16 representantes da igreja se reuniram em um comitê informal que determinou que a separação era “o melhor meio de resolver nossas diferenças, permitindo que cada parte da igreja permanecesse fiel ao seu entendimento teológico”.
 
A Igreja Metodista Unida é a mais recente denominação a sofrer com disputas teológicas a respeito das questôes LGBT. Discussôes como estas provocaram um êxodo de congregaçôes das igrejas presbiteriana e episcopal nos últimos anos, levando jovens evangélicos e católicos a também deixarem os bancos.
 
O plano de divisão foi elaborado durante três sessôes de mediação em escritórios de advocacia em Washington. As negociaçôes se concentraram principalmente em como alocar os ativos financeiros da igreja e em como criar um processo de separação.
 
Uma vez que o contrato seja redigido com mais detalhes, deve ser aprovado durante a conferência global da denominação em Minneapolis, em maio. 
 
Embora os tradicionalistas tenham ganho a votação em 2019, são os progressistas que permanecerão sob a bandeira da Igreja Metodista Unida. As igrejas locais escolherão se irão aderir à nova denominação tradicionalista ou permanecerão na Metodista Unida. 
 
Conservadores e progressistas
 
Enquanto uma pluralidade de metodistas americanos se considera conservadora, de acordo com uma pesquisa do Pew Research Center em 2014, seis em cada dez acreditam que a homossexualidade deve ser aceita e quase metade favorece o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
 
A Wesleyan Covenant Association, uma rede mais conservadora de leigos, clérigos e igrejas metodistas ortodoxas, está se preparando para essa divisão há anos, segundo seu presidente, Rev. Keith Boyette.
 
“Pessoas de todas as perspectivas teológicas se cansaram do conflito e não têm uma visão de como ele poderia acabar”, disse Boyette. Embora o reverendo discorde profundamente dos “centristas e progressistas” em certos assuntos, ele disse que as pessoas não podem ser compelidas a deixar a igreja metodista. Portanto, os tradicionalistas concordam em fazê-lo voluntariamente.
 
“Acredito que nosso testemunho e mensagem são muito mais importantes que um nome”, disse ele, estimando que cerca de um terço das igrejas americanas poderiam seguir a divisão tradicionalista.
 
 
COM INFORMAÇÕES DO NEW YORK TIMES
 

Indique esta página
Poderá também gostar de:
img
Igreja de Singapura passa a transmitir cultos...
img
Marcha para Satanás acontecerá em Belo Horizonte...
img
Ex-atriz pornô incentiva jovens a se guardarem...
img
5 milhôes de cristãos saem às ruas em protesto...
img
“Esforços para impedir o avanço do Evangelho na...
img
“Vivemos em um mundo que aplaude o mal”, diz...
img
“Leia a Bíblia porque ela é o manual da vida”,...
img
Cristão lidera igreja subterrânea após anos com...
img
Associação Cristã da Nigéria convoca 3 dias de...
img
Em ataque violento, muçulmanos Fulani matam 2...
img
Metodistas anunciam plano de dividir denominação,...
img
Proprietário de bar fecha estabelecimento para...
img
Cristãos são presos em hospitais psiquiátricos...
img
Sem apoio de igrejas, Maduro cria universidade...
img
Todd White conta seu testemunho e ora por um...
img
Igrejas evangélicas socorrem milhares de vítimas...
img
Igreja quer distribuir 1 milhão de refeiçôes em...
img
Filipenses 4:6 é o versículo mais popular da...
img
Após ver cura de pastor, médicos e enfermeiros...
img
Crise no Chile leva estudantes cristãos a pregar...
img
‘Pessoas procuram respostas na internet e não em...
img
Igreja é demolida por autoridades da Índia um mês...
img
“Sem relacionamento com o Espírito Santo, o diabo...
img
A experiência do inferno não é a mesma para todos...
img
‘Muitos cristãos não conhecem as prioridades de...
img
“Deus não tem medo de questionamentos”, diz...
img
Pedidos de oração removidos do Muro das...
img
Mais de 1.000 judeus professam fé em Jesus...
img
“Ateísmo é irremediavelmente simplista”, diz...
img
Idosa de 88 anos evangeliza cidade: “Não tenho um...
Page 1 of 32
Mais Notícias...